edificios-casa-tabela-classe-energetica-condominio-abc

Directiva n.º 2002/91/CE do Parlamento Europeu

… informar os cidadãos com a implementação de sistema de certificação sobre a qualidade e eficiência térmica dos edifícios/habitações, quando da sua construção, reabilitação, venda ou arrendamento.

Segundo estudos, uma casa/fracção/imóvel/apartamento pode ser concebida(o) para que o consumidor poupe até 40% da facturação energética. O recurso a painéis solares foto-voltaicos, instalados no tecto e (ou) no jardim, cumprem com a exigência de consumo eléctrico da(o) habitação/edifício.

Com o recurso aos materiais reciclados tanto para a decoração quer para a iluminação (candeeiros feitos com material reciclado , etc.) os técnicos especialistas conseguem retirar das tecnologias aplicadas valores elevados de eficiência. Janelas térmicas, fogões de calor localizado, monitorização e controle de consumos pré-programados tanto na climatização da(o) habitação/edifício ou no aquecimento de águas, são alguns exemplos. Para o aquecimento das águas sanitárias, recorre-se à instalação de colectores solares no exterior e(ou) a caldeiras de condensação a gás natural para o aquecimento central da habitação ou edifício.