• Sistema de Aquecimento Central
  • Radiadores
  • Ar Condicionado ou  ar Acondicionado
  • Painéis Solares
  • Recuperadores de Calor
  • Salamandras

Os vários sistemas de aquecimento e ou de arrefecimento existentes no mercado, permite-nos criar ambientes agradáveis e consequentemente confortáveis. As opções na escolha dos equipamentos dependerá de factores vários. Ao pretender-se escolher um determinado equipamento, dever-se-à consultar profissionais qualificados para que lhe apresentarem relações de consumo, nível de isolamento do espaço ou espaços em questão, consumos energéticos e condições ou prazos de manutenção.


Sistema de aquecimento - Aquecimento Central O aquecimento central é, geralmente, emplementado para aquecimento de habitações, espaços comerciais, espaços públicos, espaços desportivos, hospitais, entre outros. O aquecimento central possui um gerador de calor – caldeira – cujas dimensões dependerão da área que se pretende aquecer. O sistemas de aquecimento central, inclui um sistema de distribuíção de tubagens e radiadores com controladores de temperatura. Com os equipamentos modernos, o sistema de aquecimento central tem a vantagem de garantir baixos consumos de manutenção. Podem funcionar com recurso a várias fontes de alimentação – electricidade, gás, fuelóleo – podendo em simultâneo fornecer águas aquecidas para banhos e máquinas de lavar, paralelamente à sua função principal como sistema de aquecimento central. O de aquecer o ambiente interior de uma habitação ou de outro qualquer espaço.

Sistema de aquecimento – Radiadores Geralmente muito utilizados actualmente nas nas habitações mais recentes, estes elementos, de construção simples, são aplicados nas paredes interiores das divisões. Os radiadores, possuem no seu interior água ou ou tro tipo de líquido aquecido – em paízes muito frios com anti-congelante para quando inactivos -  que possibilita um aquecimento generalizado. Pode ser utilizado em circuito fechado – caldeira/radiador – tendo a vantagem de serem de fácil instalação e podem ser controlados individualmente através de válvulas termostáticas.


Sistema de aquecimento e refrigeração - Ar Condicionado – Ar Acondicionado Já existem no mercado sistemas híbridos que permitem funcionar como um sistema de aquecimento e refrigeração. Centralizado ou individual, o ar condicionado ou ar acondicionado faculta a possibilidade de programar o aquecimento ou o refrigeramento. quando ligados a uma central, à semelhante ao sistema centralizado, garantem um melhor desempenho e poupanças no consumo energético. Dependerá contudo do custo da instalação, da fiabilidade do equipamento e do seu consumo energético.

Sistema de aquecimento - Painéis Solores – Painel Solar

Os Painéis Solares podem ser utilizados para o aquecimento interior das fracções/habitações/espaços desde que ligados e ainda para o aquecimento de águas. Como um dispositivo conversor de energia solar em energia térmica, o painel solar tornar-se uma opção economicamente  vantajosa. O sistema completo é formado por um painel que capta a luz solar, um permutador em que o líquido de aquecimento circula e um depósito para o armazenamento de água quente. Além de ecológico, possui ainda a vantagem dos baixos custos de durabilidade e manutenção dos equipamentos. Note-se que ainda é elevado o custo dos equipamentos e instalação iniciais.


Sistema de aquecimento - Recuperadores de Calor

Mais uma solução para o aquecimento de uma divisão por um periodo mais prolongado. Para quem gosta de lareira, os recuperadores de calor possibilitam uma harmoniosa distribuíção do calor numa sala. Permitem a queima controlada da madeira, uma melhor extracção dos fumos e uma maior segurança ao bloquearem os eventuais “saltos” das fagulhas quando acesa.

Sistema de aquecimento – Salamandra (mini recuperadores de calor)