O papel do Administrador é gerir despesas, efectuar pagamentos, resolver problemas do condominio, verificar e corrigir situações provocadas pelos condóminos. Deve tentar encontrar a melhor forma de os solucionar, sem nunca deixar de observar o que a lei expressamente proibe. A simpatia aqui funciona como o código postal. Já constactou, por vezes, alturas em que as visitas sem horas marcadas tornam-se inoportunas. Acontece, por vezes, o condónimo não pretender pagar.E geralmente o administrador deve préviamente avaliar a situação, propondo-lhe directamente a amortização da dívida. Quando tudo falha e há necessidade de ir mais longe, antes do recurso ao tribunal, consulte Julgado de Paz.
Todos os condóminos deverão ter as mensalidades do codomínio em dia sob pena de verem agravado o montante em dívida, se assim entender a administração.
Em matéria de organização há condições que qualquer administrador deve ter em atenção. Como entende, ao tomar a pasta de Administração de Condominio, documentos, assim como cheques, recibos, contrato da Apólice de seguro colectivo das áreas comuns, e outros documentos pertencentes ao Edificio, tais como recibos de electricidade, água canalizada (se for o caso) deverão estar devidamente organizados.
Balde – Escadote – Pano de Limpeza – Espanador – Detergentes – Bidões para água (quando em edificios sem contador de água) – Bata – Esfregona – Pá de lixo – Vassoura – Tapete – Caixa de Arrumação (Se o Edificio tiver um anexo que permita não será necessário)
Além destes cabe agora debruçar-se sobre artigos que irão validar-lhe a Competência administrativa.
- Livro de cheques – Tente opter um registo bancário do saldo da conta-condominio quando da sua tomada de posse como administrador.
- Livro de Actas – Actualizado e assinado
- Agenda – Para o agendamento de eventuais reuniões e outras tarefas
- Livro para contas correntes – Despesas, tais como lâmpadas, utensilios de limpeza, produtos detergentes, etc.
- Bloco de Notas – Para anotações das deliberações das reuniões, etc.
- Papel A4 – Para colocar no quadro de mensagens e outras aplicações de informação pessoal
Arquivos – Para arquivo cego de documentos sem grande recurso, tais como recibos/facturas liquidadas, etc. Deverá contudo previligiar outro tipo de arquivo para documentos mais correntes.
Carimbo (Com morada, número de contribuinte do prédio), Datador, Furador, Agrafador, Caixa de arrumação, Alfinetes de pressão (para Quadro de Mensagens)
- Quadro de Mensagens – Dependendo do orçamento e da vontade de quem o adquirir, existem várias opções no mercado. Com molduras em alumínio ou madeira e fundo de cortiça, são os mais usados e também os mais económicos. Numa gama superior, existem os vidro de correr e fecho, evitando-se assim o fácil acesso à informação postada.
This entry was posted on Quinta-feira, Outubro 25th, 2007 at 12:18 am and is filed under condominio-organização administrativa. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. RSS 2.0. Both comments and pings are currently closed.